quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Pira dos Hereges

À fogueira levado taciturno
Do jazigo que havia violado;
O que Nietzsche fechara de bom grado,
Do assassino cruel do bravo Bruno,

Seu orgulho maior que seu instinto
Inspirou-me a desafiar a morte;
À vida agradecer a minha sorte;
A louvar o sabor do vinho tinto.

Este fogo tão perto de meu peito
Me endireita a postura frente ao rosto
Do carrasco cujo laço me é posto;
Da mordaça à qual tenho direito.

E o povo em sorridente expectativa
Sem mente assiste ao circo tenebroso...
Qual seria a semente de seu gozo?
Da alegria em banhar-me de saliva?

Um comentário:

  1. brunão, que texto incrível! quanta poesia numa reflexão histórica... gostei! e a minha teoria do paralelo com Rimbaud e Baudelaire continua firme. vai tua vida, pássaro contente!

    ResponderExcluir